Reflexões sobre o comportamento/pensamento infantil

Queridos,

Alguns fatos interessantes que passei nos últimos dias me levaram a uma reflexão sobre o comportamento e pensamento infantil.
Pude aproveitar da companhia da Alice e em dois momentos relevantes pude perceber reações de reflexão, de compreensão do meio e do comportamento amadurecido com o passar dos anos.
Exemplifico para facilitar a sua compreensão.
Num dos dias da semana passada estávamos vendo o telejornal a respeito das chuvas e suas consequencias para a cidade de São Paulo. Ao final da reportagem ela, com seu momento de reflexão me falou:
-Pai, mas na novela, isso não é mostrado. Só vemos coisas bonitas.
Neste instante pude perceber o processo, na prática, da comparação e da reflexão sobre a ficção e a realidade.
Considerei isso muito interessante.
Já o outro comportamento nesta faixa etária é preponderantemente feminino, principalmente em relação ao meio que se encontra.
Hoje pela tarde ela com seus cabelos preparado com alguns 'bobs' e uma touca me fala:
-Não sei ainda que roupa vou amanhã!
- Uai, Alice, com seu uniforme.-respondi.
-Papai no primeiro dia posso ir com roupa 'normal'. - me informa.
Neste fato pude percebe uma maturidade. Nos anos anteriores punha a roupa que indicávamos e ia para aula. E também notei uma preocupação com questões estéticas. Muito comum em mulheres, principalmente.
Desta forma, me pus a pensar estes dois elementos; uma prática reflexiva e um comportamento preocupado com o meio.
Então posso ver, in loco, que minha princesa está crescendo, está amadurecento e em breve, mais breve que pensamos ou imaginamos alçará voos longos. Os criamos também para isso.

Não acham?

Comentários