Ideias, Conteúdos e Procedimentos Metodológicos para o trabalho de Arte na Educação infantil e no Ensino Fundamental primeira fase.

Este texto não pretende esgotar todo o conteúdo indicado em seu título, bem como não se trata de uma produção autoral plenamente nossa, são apontamentos gerais e pesquisas em documentos oficiais do MEC para o Ensino de Arte. Ele nasceu de um questionamento de uma de minhas coordenadoras que indagou: "O que Fundamental 1 precisa saber da disciplina de Arte para ingresso no Fundamental 1? Que ideias de formas ricas de trabalhar Arte na Educação Infantil e Fundamental 1?”
Assim com o objetivo de responder este questionamento, fiz algumas reflexões, pesquisas do tema e em seguida elaborei este documento.
É importante saber que neste período, bem como em todo o Ensino Fundamental a Educação em Artes Visuais, concebidas como uma linguagem que tem estrutura e características próprias, cuja aprendizagem, no âmbito prático e reflexivo, neste aspecto se mostra sucesso utilizamos o que chamamos de Metodologia Triangular formatada por Ana Mae Barbosa. Em linhas gerais esta prática metodológica se organiza nas seguintes etapas:
Fazer artístico — centrado na exploração, expressão e comunicação de produção de trabalhos de Arte por meio de práticas artísticas, propiciando o desenvolvimento de um percurso de criação pessoal;
Apreciação — percepção do sentido que o objeto propõe, articulando-o tanto aos elementos da linguagem visual quanto aos materiais e suportes utilizados, visando desenvolver, por meio da observação e da fruição, a capacidade de construção de sentido, reconhecimento, análise e identificação de obras de Arte e de seus produtores;
Reflexão — considerado tanto no fazer artístico como na apreciação, é um pensar sobre todos os conteúdos do objeto artístico que se manifesta em sala, compartilhando perguntas e afirmações que a criança realiza instigada pelo professor e no contato com suas próprias produções e as dos artistas.

Em linhas gerais o conhecimento da Arte envolve:
• a experiência de fazer formas artísticas e tudo que entra em jogo nessa ação criadora: recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e técnicas, a relação entre perceber, imaginar e realizar um trabalho de Arte;
• a experiência de fruir formas artísticas, utilizando informações e qualidades perceptivas e imaginativas para estabelecer um contato, uma conversa em que as formas signifiquem coisas diferentes para cada pessoa;
• a experiência de refletir sobre a Arte como objeto de conhecimento, onde importam dados sobre a cultura em que o trabalho artístico foi realizado, a história da Arte e os elementos e princípios formais que constituem a produção artística, tanto de artistas quanto dos próprios alunos.
Por meio do convívio com o universo da Arte, os alunos podem conhecer:
• o fazer artístico como experiência poética (a técnica e o fazer como articulação de significados e experimentação de materiais e suportes variados);
• o fazer artístico como desenvolvimento de potencialidades: percepção, reflexão, sensibilidade, imaginação, intuição, curiosidade e flexibilidade;
• o fazer artístico como experiência de interação (celebração e simbolização de histórias grupais);
• o objeto artístico como forma (sua estrutura ou leis internas de formatividade);
• o objeto artístico como produção cultural (documento do imaginário humano, sua historicidade e sua diversidade).
O aluno de acordo com sua faixa etária deverá terminar esta fase do Ensino Fundamental tendo noções básicas de:
CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS
·         Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
·         Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
·         Cuidado com o próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais de Artes.
·         Cuidado com os materiais e com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.
·         Observação e identificação de imagens diversas.
CRIANÇAS DE QUATRO A SEIS ANOS
·         Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
·         Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.
·         Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico
Anos iniciais do Ensino Fundamental ( Primeiro ao Quinto Ano)

·         Linhas
·         Formas
·         Pontos bidimensionais e tridimensionais
·         Volume
·         Espaço
·         Cor
·         Luz
·         Pintura
·         Desenho
·         Escultura
·         Gravura
·         Arquitetura
·         Brinquedos
·         Bordados
·         Entalhes
·         Movimento, equilíbrio, ritmo, harmonia, contraste (elementos da visualidade)
·         Modelagem
·         Instalação
·         Vídeo
·         Fotografia
·         Histórias em quadrinhos
·         Produções informatizadas
·         A Arte como expressão e comunicação dos indivíduos;
·         Elementos básicos das formas artísticas, modos de articulação formal, técnicas, materiais e procedimentos na criação em Arte;
·         Produtores em Arte: vidas, épocas e produtos;
·         Diversidade das formas de Arte e concepções estéticas da cultura regional, nacional e internacional: produções, reproduções e suas histórias;
·         A Arte na sociedade, considerando os produtores em Arte, as produções e suas formas de documentação, preservação e divulgação em diferentes culturas e momentos históricos.

É importante salientar que esta lista não é fechada e nos aponta alguns conteúdos que podem e devem ser adaptados a realidade de cada região, bem como deve ser revista sempre que os educadores sentirem a necessidade, e a também a pratica pedagógica no ensino de Arte pode e deve sempre que possível ser uma ação interdisciplinar.

Alguns procedimentos metodológicos
·         Leitura de obras de Arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.
·         Apreciação das Artes Visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais.
·         Experimentação, utilização e pesquisa de materiais e técnicas artísticas (pincéis, lápis, giz de cera, papéis, tintas, argila, goivas) e outros meios (máquinas fotográficas, vídeos, aparelhos de computação e de reprografia).
·         Seleção e tomada de decisões com relação a materiais, técnicas, instrumentos na construção das formas visuais.
·         Convivência com produções visuais (originais e reproduzidas) e suas concepções estéticas nas diferentes culturas (regional, nacional e internacional).
·         Identificação dos significados expressivos e comunicativos das formas visuais.
·         Contato sensível, reconhecimento e análise de formas visuais presentes na natureza e nas diversas culturas.
·         Fala, escrita e outros registros (gráfico, audiográfico, pictórico, sonoro, dramático, videográfico) sobre as questões trabalhadas na apreciação de imagens.
·         Observação, estudo e compreensão de diferentes obras de Artes visuais, artistas e movimentos artísticos produzidos em diversas culturas (regional, nacional e internacional) e em diferentes tempos da história.
·         Reconhecimento da importância das Artes visuais na sociedade e na vida dos indivíduos.
·         Identificação de produtores em Artes visuais como agentes sociais de diferentes épocas e culturas: aspectos das vidas e alguns produtos artísticos.
·         Pesquisa e frequência junto das fontes vivas (artistas) e obras para reconhecimento e reflexão sobre a Arte presente no entorno.
·         Contato frequente, leitura e discussão de textos simples, imagens e informações orais sobre artistas, suas biografias e suas produções.
·         Reconhecimento e valorização social da organização de sistemas para documentação, preservação e divulgação de bens culturais.
·         Frequência e utilização das fontes de informação e comunicação artística presentes nas culturas (museus, mostras, exposições, galerias, ateliês, oficinas).
·         Elaboração de registros pessoais para sistematização e assimilação das experiências com formas visuais, informantes, narradores e fontes de informação.

Também é importante que:
·         A criança possa compreender e conhecer a diversidade da produção artística na medida em que estabelece contato com as imagens das Artes nos diversos meios, como livros de Arte, revistas, visitas às exposições, contato com artistas, filmes etc.;
·         Exista a possibilidade do uso de diferentes materiais pelas crianças, fazendo com que estes sejam percebidos em sua diversidade, manipulados e transformados;
·         Os pontos de vista de cada criança sejam respeitados, estimulando e desenvolvendo suas leituras singulares e produções individuais;
·         As trocas de experiências entre as crianças aconteçam nos momentos de conversa e reflexão sobre os trabalhos, elaborações conjuntas e atividades em grupo;
·         O prazer lúdico seja o gerador do processo de produção;
·         A Arte seja compreendida como linguagem que constrói objetos plenos de sentido;
·         A valorização da ação artística e o respeito pela diversidade dessa produção sejam elementos sempre presentes.




Referências Bibliográficas

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf com acesso em 19 de dezembro de 2016

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : Arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.

Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf  com acesso em 19 de dezembro de 2016



Caso se interesse posso enviar o documento e alguns anexo via email. Basta nos contactar no endereço professorrjunior@yahoo.com.br que terei o maior prazer em atendê-los

Comentários

Postar um comentário