O menino, o skate e o Ioiô

Caminhando pelas ruas da cidade hoje me deparei com uma cena interessante, instigante e curiosa. E como a reflexão não para em minha mente, percorri junto com os meus passos, um caminho mental interessante. Em tempos anteriores o skate, o ioiô, o biloquê e outros artefatos eram brinquedos presentes nas rodas de crianças, não haviam PSP’`s ou Jogos em rede.

No entanto o que mais atiçou minha atenção era o fato do menino estar sobre o seu skate e criando manobras com seu ioiô. Este garoto é o reflexo das crianças que temos hoje.

Elas tem habilidades distintas, e na maioria das vezes são capazes de realizar ao mesmo tempo atividades que eram afronta a concentração em nossa infância. Ouvem música e estudam matemática. Baixam programas na internet e batem papo no chat do momento. Brincam de ioiô e manobram com destreza seu skate.

Estes pequenos indivíduos serão aqueles que nos sucederão no mercado de trabalho, estes notáveis seres serão herdeiros de uma sociedade que estamos construindo para eles.

Nosso desafio enquanto pais e educadores é: Como propiciar a estes maravilhosos seres, um crescimento e o aprendizado de saberes que são relevantes para sua formação integral?

Confio muito nestes pequeninos, acredito que farão um mundo melhor. No entanto precisarão de bons exemplos dos ‘adultos’ e de orientações positivas no decorrer de seu processo formativo.

Daqui a pouco eles serão capazes de assobiar e chupar cana ao mesmo tempo. E fazer as duas coisas bem feitas.

Pense nisso!!!

Comentários

Postar um comentário