Escola: lugar da educação e do saber?


Em vários artigos, livros e documentos oficiais que li, palestras, conferências e aulas que participei ouvi inúmeras vezes que a Escola é o local privilegiado para a educação, o espaço para o contato, a troca, a apreensão de saberes acumulados e sistematizados no correr dos anos na história da humanidade.
No entanto, nós educadores há algum tempo observamos tamanha distância da verdade acima em relação à realidade que estamos inseridos.
Já enfrentamos, e não é de hoje, o descaso governamental, o abandono da sociedade organizada, a ausência dos pais. Então como consequência da falta de verdadeiros investimentos enfrentamos cada dia mais problemas, a alguns deles bastante graves.
Os problemas são estruturais e sociais, já os seus desdobramentos são mais visíveis, observados e noticiados por vários veículos de comunicação. Cito para exemplificar:
Os problemas estruturais passam pela implementação de políticas públicas, até justas e corretas na teoria, porém sem o devido preparo e/ou organização, institui-se uma ‘escola integral’ e o ambiente não é preparado, planejado para o efetivo atendimento de nossas crianças e adolescentes. Estas escolas possuem refeitórios? E os alunos se alimentam com talheres adequados? Ou naquelas tigelas com talheres de plástico? Os momentos de descanso são feitos em que local? Há material para o desenvolvimento das ‘oficinas’ propostas? Observem que só aponto aqui aspectos enfrentados pela ‘escola integral’, não abordo aspectos de inúmeras escolas que se encontram em “semiruínas” por falta de reformas, de outras que recebem laboratórios e materiais diversos que se perdem ou extraviam não sendo usados pelo alunado.
Os problemas sociais julgo mais graves. Profissionais mal preparados; mal formados ou atuando em disciplinas que não são graduados; não possuem habilidades, capacidade e nem competência para a ação pedagógica; investimentos em aprimoramento, pesquisa e capacitação são pífios; pais que depositam os filhos na escola, como se guardassem uma garrafa na geladeira ou um saco de arroz no armário, sem se preocupar com o efetivo aprendizado de sua prole.
Neste contexto a tríade responsável pelo sucesso escolar - pais, alunos e escola - não se sustenta e sucumbe. Assim o que nos saltam aos olhos são notícias cada vez piores:
“A Escola Municipal Hebert José de Souza no setor Balneário Meia Ponte ficou comprometida com as últimas chuvas na capital. Toda a estrutura do telhado desabou, comprometendo mais de 1000 estudantes. A reforma dessa escola já é uma promessa antiga do prefeito Íris Rezende, só que não saiu do papel até o presente momento- www.midiaindependente.org
“Batalhão Escolar registra 443 ocorrências neste ano letivo contra 264 do mesmo período de 2008. Cinco brigas ocorrem por dia, diz Depai. Posse irregular de revólveres em colégios e arredores sobe 350%. Apenas na última semana, a polícia foi acionada para dois casos em Goiânia. Além de conflitos com armas de fogo, alunos também se envolvem com brigas, ameaças, roubos, furtos, desacato e uso de entorpecentes.www.mp.go.gov.br
“Uma estudante ficou ferida depois de uma briga na porta de uma escola em Aparecida de Goiânia.www.youtube.com
“213 escolas estaduais em situação precária. www.dm.com.br

“Professores chamam PM para conter briga de alunos. www.g1.com.br
“Confronto entre Polícia Militar e professores em SP - Folha de S.Paulo”
Estas são amostras do que circula por aí. Então retomo a pergunta que intitula este texto. Escola: Lugar da educação e do saber?
Acredito que sim! Mas não como está a nossa escola, mas não como se encontra a nossa sociedade.
Acredito sim, numa necessária e urgente mudança de todos agentes envolvidos na prática educativa; professores, pais, alunos, governantes, sindicatos, sociedade organizada, meios de comunicação, enfim todos. Participando ativamente, contribuindo positivamente para que alterações se tornem de fato uma realidade uma realidade e a escola seja de fato um local privilegiado da educação e dos saberes.

Rubens Alves Costa Júnior é pedagogo pela UFG,
especialista em educação pela Universo e
graduando de Artes Visuais pela UFG

Artigo meu que foi publicado do Diário da Manhã no dia 24/05/2010

http://site.dm.com.br/noticias/opiniao/escola-lugar-da-educacao-e-do-saber-

Comentários

  1. Olá Rubens Júnior!!!!

    que texto sensacional....parabéns.

    Tia Nane.

    ResponderExcluir

Postar um comentário