Algumas reflexões sobre o ano...

Entramos na segunda metade de novembro, o último feriado útil do ano já passou, aproximam-se o Natal e as Festas de Fim de Ano, muitos de nós começaremos a ouvir nas lojas e pelas ruas músicas natalinas que induzem-nos a comprar os presentes, a preparar os ingredientes das ceias e também a refletir sobre o ano que finda e planejar o que se aproxima.
Neste momento minha reflexão parte de uma das inúmeras músicas que mencionei acima “então é Natal,(…)o que você fez? (…)o ano termina e nasce outra vez".
Muitos terão muitos motivos a comemorar. Outros, vários para se lastimar. E os demais descreverão como mais um ano medíocre em sua vida.
Para mim o ano foi muito proveitoso, principalmente quanto ao aspecto de conhecer a mim e saber lidar com minhas limitações e potencialidades. Planejamos muitas coisas, efetivamos algumas, postergamos outras. Sei que não rendi o tanto que poderia durante este período, no entanto este conhecer a mim, acredito eu, surtirá efeitos ao longo dos próximos anos.
Deixo nos meus escritos algumas coisas que tenho aprendido durante os últimos anos:
Nunca deixe de sonhar- sonhos alimentam a nossa vida, eles nos permitem quebrar a inércia e caminhar.
Planeje suas atitudes- os planos nos dão um rumo a seguir, uma trilha que pode ser feita.
Seja flexível consigo e com os outros- os sonhos podem não se efetivar, os planos poder ruir, isto não será o fim, tente ser maleável e buscar novas alternativas.
Gaste tempo com sua família- estas pessoas são as mais importantes de sua vida, afinal de contas estes indivíduos te deram a vida ou você deu vida a eles.
Cumpra suas promessas- honre aqueles compromissos empenhados, seja coerente entre aquilo que você faz e aquilo que fala.
Seja útil no ambiente que está- seja lavando um prato após o almoço, ligando para um amigo que enfrenta problemas de saúde ou oferecendo um ajuda simples, pois aquilo pode aparentar pouco para você, mas para quem recebe pode ser algo grandioso.
Cuide de sua saúde- considerando saúde no sentido amplo, mente e corpo, preserve-a ao máximo, despenda tempo e atitudes que auxiliaram no funcionamento pleno desta 'máquina'.

Sei que todos estes elementos que descrevi acima não funcionam como receita de bolo, nem tem esta pretensão. No entanto eles tem me auxiliado muito.

Então “o ano termina” para todos nós. E também nascerá para aqueles que estiverem vivos daqui a quarenta e cinco dias. Meu desejo que neste novo momento, sejamos pessoas melhores, mais felizes e capaz de aprender sempre.
Boa semana.

Comentários

Postar um comentário