Leitura uma necessidade humana!



Mas como hoje esta sofre uma negligência tamanha em nossa sociedade.
Se questionarmos os indivíduos que nos cercam, selecione dez como amostragem, e perguntarmos qual o livro que está lendo, ou o último que leu com certeza o que encontraremos será a confirmação de muito que se fala no senso comum. Não lemos nada, ou quase nada! E quando a leitura ocorre, o que notamos é que se dá em revistas de fofoca sobre as novelas televisivas, sobre as receitas propostas por Ana Maria no seu programa matinal ou de um jornal que fideliza seu leitor com notícias curtíssimas e temas que relatamos acima, juntando selos e trocando por um bando de vasilhas de vidro.
Como resolver o problema?
Uma primeira sugestão é o exemplo! Nós pais e educadores temos que ler para nossos filhos e alunos. Você ao ser observado lendo com certeza mostra que a leitura é um bom hábito.
Para as crianças menores é importante incentivar desde os primeiros meses de vida a leitura, adequando, bem verdade, a respectiva faixa etária. Para professores indicar livros que já leu, conversar sobre livros que está lendo é uma ferramenta fundamental. Sempre que vejo um livro, que não faz parte da lista de literários ou daqueles que temos na escola, questiono o aluno sobre do que se trata, se tem gostado da obra, este bate papo não importa se o livro é de astrologia ou de ficção juvenil.
Outra sugestão é o acesso: Numa das escolas que trabalho há um prateleira com vários tipos de livros e de diferentes temáticas, estão ali, sempre presentes aos alunos e disponíveis ao acesso. Com minha filha desde os primeiros anos incentivei a leitura, a organização de um cantinho que era sua ‘biblioteca’ e agora uma significativa parte de nossa estante pertence a livros dela. E olha que este ano é que está sendo alfabetizada!
Hoje todos os shoppings têm livrarias, você as freqüenta? Leva seus filhos lá? Comenta sobre estes espaços com seus alunos?
Sou amante de fast-food. É quase impossível ir ao shopping sem passar por estes templos da comida não muito saudável, porém rápida. Mas também pra mim é importante sempre passar, nem que seja rapidinho por nossas amplas e belas livrarias também disponíveis nestes centros comerciais.
Também como dica, sugiro o bate papo: sempre que iniciamos uma conversa com um adulto ou uma criança abortamos vários assuntos: O clima, o futebol, o brinquedo favorito, a moda mais atual. Que tal conversarmos sobre livros? Eles são fontes inesgotáveis de assuntos e olha que são dos mais variáveis.
Com certeza ao escolher um livro que de fato goste, irá até o final. E após sua leitura será mais rico em ideias e melhor de conversa.
Proponho um desafio! Leia um livro por bimestre. Escolha um título que lhe agrade ou um tema que se interesse mais. Delicie com esta obra durante estes dias, não se preocupe em cumprir prazos, afinal de contas não se trata de uma duplicata a vencer, ou um boleto que precisa ser quitado. E ao ler poderá ir exercitando estas dicas acima. Faça o teste e depois me retorne contando como foi.
A cada livro lido o tempo gasto será cada vez menor. E sempre terá um livro lido em sua cabeceira, e um sendo lido à sua mão: na fila do banco, na sala de espera do consultório, enquanto espera seu filho sair da escola ou em qualquer outro lugar.
Enfim, boa leitura.
R.Júnior

Texto publicado originalmente no Diário da Manha - DM- Disponível no Link
http://dm.softhost.com.br/noticias/opiniao/leitura-uma-necessidade-humana

Comentários