Arte que surge na rua e chega em todos os espaços, da revolta da alegria, do ultraje a solidariedade, uma forma de comunicação em que a arte e a estética salta aos olhos.
A parede é o primeiro suporte, mas hoje não é o único. Relembramos a Arte Rupestre, primeiros rabiscos nas pedras, depois os murais nos palácios romanos. Todas estas manifestações relembram e endossam este fato do homem de sempre registrar nos espaços públicos seus saberes.
Na contemporaneidade rabiscos, formas e marcas nos muros das grandes cidades são batizados de GRAFITTI. Seja em Nova Iorque, Londres, São Paulo ou Caracas, e até em remotas aldeias, encontramos estas marcas.
Hoje já temos galerias, fachadas comerciais, propaganda publicitária e até castelos ornados com a técnica e desenhos de grafites. O que mostra a aceitação desta manifestação artística.
Os movimentos sociais como o Hip-Hop reivindicam a autoria desta manifestação. E também devemos salientar que como arte deve ser autorizada e realizada em espaços autorizados. Grafite e pichação não é a mesma coisa. Pichação é crime. Grafite é arte.
Mais nos links:
http://www.brasilescola.com/artes/grafite.htmhttp://grafitisandra.blogspot.com/
http://www.graffiti.org.br/
Nos vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=7E2nLw2z3vA
http://www.youtube.com/watch?v=yBZhfVZi8ik&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=-AMLW1-oLD8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=zeFOgMKDAm8&feature=related
Painel do Grafiteiro brasileiro "Nunca"
Obra dos Grafiteiros "Os Gêmeos"
Comentários
Postar um comentário